"Anilhas Caseiras feitas de fio de energia elétrica"
Para fazer as anilhas será preciso "fios de energia elétrica" desses que são usado para fazer a rede elétrica das casas e podem ser encontrados em qualquer casa de materiais de construção. Não são caros, cada metro custa em média de R$ 4,00 a R$ 8,00 e da para fazer bastante anilhas.
Os fios na foto acima são de 4mm (para manons) e 6mm (para mandarins). Para pássaros menores pode-se usar 3mm ou 2mm e para pássaros maiores utilizar medidas superiores a 6mm.
Após pegar o fio escolhido de acordo com o pássaro é preciso cortar um pedaço com uma faca ou lâmina de barbear (crianças peçam ajuda para os seus pais) de uma forma que se possa tirar a borracha do fio separando-o a do cobre. Como na foto a baixo:
Após separar a borracha do fio de cobre é só cortar as anilhas em tamanhos pequenos conforme a próxima foto:
Nessa etapa sua anilha já esta pronta e você pode usá-la em seus filhotes, lembrando que para mandarim, manons e exóticos as anilhas devem ser colocadas entre o 5º e o 6º dia de vida. e para colocar no pé do pássaro você deve usar um prego para alargar a anilha antes de anilhar o pássaro.
Eu não gosto de usar anilhas de marcação fechadas, por isso eu corto as minhas ao meio e dessa forma posso anilhar pássaros adultos e também posso retirar deles quando eu quiser. Para cortar as anilhas é fácil. É só pegar uma tesoura ou lâmina e fazer um corte em um dos lados, conforme a foto a baixo:
Pronto! Feito isso a anilha aberta está pronta e você já pode anilhar o seu pássaro.
Essas anilhas caseiras são ótimas para quem precisa separar macho e fêmea em caso de pássaros que não tem distinção sexual como os manons e até mesmo para separar genética e identificar parentesco entre pássaros. Se o caso for para evitar a consanguinidade utilize fios coloridos assim fica mais fácil para identificar os parentescos.
* Se precisar de várias cores de anilhas o melhor é tentar comprar nas lojas ou pela internet as anilhas originais pois os fios não possuem muitas cores diferentes. Eu encontrei 5 cores (vermelho, branco, preto, azul e verde).
* Para pscitacídeos como periquitos a alternativas de anilhas de fios abertas não é viável pois eles a retiram e a fechada eles podem corta-la com o bico.
* Já para Agarponis e Calopsitas tem uma dica de um vídeo que vi no Youtube que ensina a fazer anilhas metálicas. Segue o link abaixo:
* Se quiser conhecer os tipos de anilhas que existem no mercado e as medidas padrões para cada tipo de pássaro, acesse o link abaixo:
Ricardo,
ResponderExcluirEstou começando a me interessar pela criação de diamante. Já possuo dois casais e estou com uma ninhada de manons e estou com dificuldade de identificar o sexos deles, então esta tua ideia de utilizar a capa dos fios além de mais acessível, parabéns vou tentar esta tática.
Fico feliz em saber que te ajudou. Logo mais pretendo colocar informação sobre como identificar o sexo do manon. Curta o blog pra receber informações sobre novas publicações. Abraço e sorte na criação.
ResponderExcluirEstou interessado
ResponderExcluirEu gostaria de comprar uma máquina para cortar as anilhas plásticas. Utilizaria canudos plásticos.mas é difícil encontrar.
ResponderExcluir